agosto 21, 2009

Eleições brasileiras e afegãs

Apesar da minha pouca idade, já pude acompanhar algumas eleições brasileiras de perto e ver como o nosso pleito funciona. Ainda conseugui presenciar eleições em cédulas de papel, que foram extintas e substituidas pelas urnas eletrônicas, as invioláveis. Impressionantemente, até hoje nada foi provado que disminta esse adjetivo.
Agora, tivemos a rara oportunidade de acompanhar as eleições num dos países mais fechados do mundo até pouco tempo, o Afeganistão. Graças à cruzada americana liderada pelo nosso querido George Bush em busca da paz mundial.
Guardadas as devidas proporções, considerando que aquele país está entrando agora numa democracia que, ao que tudo indica, não irá durar muito, podemos perceber semelhanças e diferenças com a nossa democracia não tão recente como a afegã. Os votos em cédulas, contagens manuais com grande margem à manipulação, entre outras, podem ser citadas como semelhanças entre o pleito brasileiro e afegão. Já as diferenças se escondem por trás das condições precárias em que vivem os afegãos e acabam dificultando esta análise. Difícil apontar semelhanças entre as duas eleições, mais difícil ainda apontar diferenças.

Mas uma diferença é gritante e salta aos olhos de qualquer cidadão: no Brasil, diferentemente do Afeganistão, a BOMBA só estoura após as eleições.

2 comentários:

Carol disse...

BUUUUUUUUUUUMMMMMM!!!!!!
a coisa tá feia!mas lá no Afeganistão eles já estão acostumados com as bombas... aqui no Brasil, ainda estamos em processo de "adaptação"... Pra td se dá um jeitinho, né Sarney? rsrs

Anônimo disse...

Vitao disse...

EHHHHHH!!! o barato eh louco o processo eh lento e o advogado eh NOIA!!!

Postar um comentário