outubro 15, 2011

Porque Globo e Veja não denunciam a corrupção do PSDB em SP

Estamos presenciando hoje mais uma tentativa do PIG de desestabilizar o governo Dilma Roussef. Mais uma vez a mesma sistemática se repete: A Veja traz na capa mais um "suposto" escândalo envolvendo gente do governo, logo em seguida, o UOL/Folha exibe em sua página principal, em fonte negritada, a denúncia lançada pela Veja. E como sabemos, não para por aí. Quem tiver estômago e assistir o JN de hoje, verá logo após o "Boa Noite" do Bonner, a repercussão da mesma denúncia.
Até aí, nada de novo. O Código de Ética da Globo exige que a emissora denuncie todo e qualquer tipo de mal-feito contra a sociedade, independente da esfera no qual ocorra. Novamente, nada de novo.
Partindo-se deste presuposto, seria normal se há duas semanas atrás o JN iniciasse sua edição trazendo ao público a denúncia de venda de ementas parlamentares na Assembléia Legislativa de SP? Ou então a revista Veja exibisse na sua capa a foto de Geraldo Alckim como chefe do "suposto" (palavra que esta revista adora) esquema de corrupção? (Assim chamou Lula nas diversas vezes em que publicou "supostos" esquemas de corrupção, mesmo qe envolvendo gente completamente distante do então presidente)
Tal recurso seria bem apropriado se usado em uma eventual capa denunciando o escândalo tucano em SP. O PSDB governa o estado há 17 anos e desde o início transformou a Assembléia Legislativa em uma verdadeira caixa-preta, com complacência e apoio dos quadros tucanos que já ocuparam o cargo, não ficando fora desta lista, é claro, Geraldo Alckmim.
Mais do que isso. Alckmim, durante sua primeira passagem pelo governo, montou uma verdadeira tropa de choque na ALESP que, em 6 anos, conseguiu barrar a instauração de 63 CPIs; mais de 10 CPIs barradas por ano; praticamente 1 CPI barrada a cada mês de governo.
Não nos surpreende que este mesmo Alckmim está agora lutando com todas as suas forças para barrar a CPI da Venda de Emendas Parlamentares, que está há duas assinatuas da instauração. Veio a público unicamente para desqualificar a denúncia, feita por um próprio parlamentar que habita os cândidos corredores da ALESP há vários anos, e transferir para este parlamentar a denúncia e o foco da grande mídia.
Cabe neste ponto responder a pergunta que fiz logo acima. O que fizeram Globo, Veja, UOL/Folha ?? Absolutamente nada. Não se viu ação alguma destes para denunciar este escândalo. Nem isoladamente, muito menos orquestrada, como fazem com denúncias contra o governo federal por exemplo, normalmente aos sábados. Pelo contrário, unicamente o que se viu foi a repercussão da fala covarde de Geraldo Alckmim abafando mais um escândalo.
E quanto à CPI da Venda de Emendas Parlamentares, esta vai ser instaurada?? Se depender de Alckmim e da sua tropa de choque, com certeza não. Mas caso um certo PSD cause mais estragos na bancada tucana e faça brotar mais duas assinaturas, a outra tropa de choque, bem mais poderosa e estruturada, não deixará que esta notícias chegue aos jornais, telejornais e revistas. 
Se esta CPI acontecer, é muito provável que, numa infeliz coincidência, a capa da Veja esteja ocupada com outra reportagem sobre o Facebook ou remédios emagrecedores, enquanto o JN resolva dar mais espaço para o Galvão Bueno falar da seleção brasileira ou da Fómula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário