junho 24, 2012

PSDB e PIG: o filho mimado e o pai coruja

Quem aqui nunca presenciou ou ouviu falar de um criança assim? Aquele filho mimado, que tem sempre tudo à mão sem o menor esforço, que esperneia quando recebe um não como resposta, que inventa mentiras para esconder as traquinagens que aprontou ou conseguir o que deseja. E o pai? Aquele pai dedicado, extremamente carinhoso e cuidadoso com seu filho, que acaba por somente enxergar o que lhe convém; seu filho jamais fizera nada errado. que alguém ouse criticá-lo diante deste pai e conhecerá sua fúria. No fundo pode até ser que este pai saiba das travessuras do filho, mas este é assunto para se resolver dentro de casa, sem que ninguém veja. 
Pois é justamente assim que pode ser definida a relação entre PSDB e PIG: o filho apronta das suas mas o pai corre em sua defesa, o filho bate o pé querendo alguma coisa e o pai faz de tudo para atender o seu pedido. Exemplo mais recente, e comprobatório, ocorreu na composição das coligações para a disputa paulistana à Prefeitura. Serra aliou-se com o PR de Alfredo Nascimento Valdemar da Costa Neto, e queria o apoio do PP de Paulo Maluf, e esbravejou aos quatro cantos quando viu Maluf se aliar a Fernando Haddad. Mas essa não seria uma reação a ser demonstrada em público. Para este ficou reservada a indignação e o repúdio de Serra e seu partido à aliança PT-PP que por conveniência do papai Globo Folha de São Veja foi personificada em Lula-Maluf, atendendo aos interesses do filhinho mimado PSDB.
Ocorre que o discurso moralista, quase sempre oportunista, dos tucanos está a quilometros de distância das atitudes praticadas por estes no passado não muito distante, en alguns casos até muito recente. E o papai PIG (apelidinho carinhoso), um jornalista sério que sempre prezou pela ética e pela verdade acima de tudo, anda encontrando muita dificuldade em defender seu filho amado diante das travessuras que ele vêm aprontando.
O recurso que a quadrilha midiática usa para tal tarefa não é novo, na verdade é o mesmo de sempre. Para o PT, ataques ferozes. Para o PSDB, o silêncio dos inocentes. Ou alguém aqui leu ou ouviu algum dos Reinaldos ou Mervais ou Catanhêdes lembrar que Maluf, agora apoiando o PT, e PSDB, agora criticando ambos, juntos  já proporcionaram aos paulistanos encontros com esta foto em cada esquina da cidade.




E a falta de coerência do PSDB não para nas críticas à aliança PT-PP. Como explicar aos seus eleitores e à opinião pública a aliança do partido com o PR, do ex-ministro Alfredo Nascimento e de Valdemar Costa Neto, poucos meses após estes terem sido alvos de constantes ataques e acusações vindas do ninho tucano após as denúncias de fraudes no Ministério dos Transportes? À época, as falas e articulações tucanas contra o Alfredo Nascimento e Valdemar foram repercutidas prazerosamente pela mídia (como sempre):

"Tem que ter o afastamento e a punição" - Sergio Guerra, presidente do PSDB, exigindo a saída de Alfredo Nascimento, presidente do PR, do cargo de ministro

"É como matar os ratos, mas não dedetizar a casa" - Dep. Fernando Franceschini do PSDB, comentando a saída de Alfredo Nascimento e a permanência do PR na pasta do Ministério dos Transportes

"Mudam as moscas, o fedor é o mesmo" - Senador Aloysio Nunes do PSDB, compartilhando a opinião do Dep. Franceschini

"PSDB pede investigação de ministro dos Transportes" - Estadão em 05 de julho de 2011
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,psdb-pede-investigacao-de-ministro-dos-transportes,741075,0.htm

"Líder do PSDB defende a saída do ministro Alfredo Nascimento" - Estadão em 05 de julho de 2011
http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=90476085A08B4B4292DAC83CA2BD8B92

"Relator defende processo contra Valdemar da Costa Neto" - Estadão em 28 de setembro de 2011
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,relator-defende-processo-contra-valdemar-da-costa-neto,778711,0.htm



Diante dos veementes protestos tucanos contra Valdemar, Nascimento e o PR, uma aliança entre os dois partidos certamente estaria fora de cogitação. Mas como coerência e PSDB ainda não foram apresentados, eis que surgem Serra e Alfredo Nascimento juntos, sorridentes, trocando abraços e palavras de carinho, no encontro que selou a aliança entre os dois partidos.





Mas como as travessuras do filho sempre são acobertadas pelo paizão coruja, a mídia simplesmente ignorou a aliança. Ignorou a foto. Ignorou a incoerência enraizada no ninho tucano.










Um comentário:

Bruna disse...

A midia manipula do jeito que bem entender e aproveita também que todo brasileiro tem memória curta e nunca se lembraria desses fatos!
Gostei bastante da comparação!

Bruna:*

Postar um comentário